Você estava andando na rua com o Celular Caiu na Água da sua mão e mergulha em uma poça na rua, ou você na praia ou piscina e esquece o celular no bolso, ou então, você estava no banheiro e de repente seu celular cai dentro da privada… Quem nunca teve esses pesadelos?

Lembre-se, nem é sempre que você consegue recuperá-lo 100% mas existem formas que te facilitam salvar seu smartphone ou tablet. Em caso de vírus, separamos um artigo ensinando como excluir vírus de seu celular, confira.

Meu Celular Caiu na Água! É o Fim?

Quanto aos seus dados, fique aliviado, todos os smartphones da atualidade possuem serviços de cloud (guardam seus dados na nuvem) de modo que você não perca nenhum contato, aplicativo, agenda, etc.. Acesse a cloud da sua conta do seu aparelho e recupere todos os seus dados. Acesse Aqui:

Iphone: Apple ICloud
Samsung, Motorola, Celulares com Sistema Android: Google Drive, Gmail, Google Calendar
Nokia: Microsoft OneDrive

É importante dizer que a maioria dos fabricantes não substituem o aparelho quando eles são danificados com água. Mas voltando ao assunto, seu celular caiu na água, e o reparo que foi oferecido ficou caro demais.. Vamos aos métodos:

Método do Arroz

Não ligue o celular em hipótese alguma, o celular caiu na água, você estará enviando corrente elétrica que pode queimar os outros componentes internos do aparelho. Não desmonte o aparelho, remova a bateria (se ela estiver acessível), cartão SIM e cartão de memória(Se tiver).

Com uma flanela limpa tire o excesso de água e mergulhe imediatamente o celular molhado e seus componentes removíveis em um pote de arroz crú e deixe-o lá durante 24 horas desligado. O arroz irá sugar e deixá-lo bem seco

Celular Caiu na Água, e Agora? O Que Fazer?

Uma vez que passar esse período no pote de arroz, conecte todos os componentes que foram removidos e ligue o aparelho. Em alguns casos funcionou normalmente.

Aspirador de Pó

Este método é mais rápido podendo durar no máximo 30 minutos. Se seu celular tiver tampa de bateria, desmonte-a, use um aspirador de pó para remover toda a umidade durante 20 minutos, sugando as gotículas de cada área acessível, tenha cuidado para não deixar o aspirador muito perto do celular, pode gerar eletricidade estática podendo danificar ainda mais o seu aparelho.

Pode ser usado um mini aspirador ou um aspirador/jateador como na imagem

Aspirador no Celular
Aspirador no Celular

Antes deste processo o aparelho pode ser limpo com uma flanela com gotas de álcool, que ajuda muito na evaporação.

Sachês de Sílica

Os saquinhos de sílica costumam ser até mais eficazes que o arroz  só que não são práticos de se encontrar, mas se você guarda ou tem em casa, lacre o celular com vários desses sachês dentro de um saco ou pote e mantenha os fechado durante 18 horas.

Sachês de Sílica
Sachês de Sílica

Assim como o arroz a sílica vai sugar a umidade contida no aparelho e deixa-lo bem seco. Depois desse processo ao ligá-lo pode voltar a funcionar normalmente.

Bateria Danificada

No seu aparelho o acessório que é mais provável danificar com a umidade é a bateria, se depois de todos os processos acima ele ainda não ligar, tente trocar ou testar outra bateria. Lige o cabo na energia com a bateria removida, se o aparelho ligar, a bateria está danificada.

Caso seu celular caiu na água, a bateria não é removível, e nenhuma das soluções acima funcionou, aconselho um pouco de estudo para e realizar uma manutenção aprofundada no aparelho.

Deixe suas dúvidas e opiniões aqui embaixo!

 
Eduardo é formado em Arquitetura e TI, além de gerenciar outros blogs de tecnologia como o edufigueiredo.com.br, é também editor do BugNerd. Com interesse em ajudar com novidades e informações sobre o mundo digital, e divulgar truques, dicas e tutoriais sobre tecnologia de internet.

4 COMENTÁRIOS

  1. Poxa cara, brigadãoooo mesmo! Nunca tinha pensado no aspirador, meu cel caiu sem querer na água e estava desesperado e ainda bem que te encontrei. Deu certo, brigado mesmo.

  2. Muito Bom Aqui Encontei Muitas Informações Boas Pois Estou Começando Agora E Gostei Bastante De Como Você condusiu este Assunto Parabéns escreva Outros Como este

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui