Como saber se tenho direito ao PIS? Confira as Regras

ANÚNCIO

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício pago pelo governo federal aos trabalhadores que atendem a determinados requisitos. Mas como saber se tenho direito ao PIS? Porém, muitos trabalhadores não sabem se têm direito ao PIS e como fazer para receber o benefício. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para descobrir se tem direito ao PIS e como receber o benefício.

Como saber se tenho direito ao PIS? Confira as Regras

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado para integrar o trabalhador ao desenvolvimento das empresas. O benefício é pago aos trabalhadores que trabalham com carteira assinada em empresas privadas e atendem a determinados requisitos.

Quem tem direito ao PIS?

Para como saber se tenho direito ao PIS, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base;
  • Receber até dois salários mínimos por mês;
  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter sido informado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pelo empregador.
  • Como saber se tenho direito ao PIS?

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode consultar o site da Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento do benefício. No site, é possível consultar o calendário de pagamento e verificar se o benefício está disponível para saque.

Como saber se tenho direito ao PIS? é possível consultar o saldo do PIS pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800-726-0207. Para ter acesso ao saldo, é necessário informar o número do PIS e a senha cadastrada.

Como receber o PIS?

Se o trabalhador tiver direito ao PIS, o valor será depositado diretamente na conta da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo do número do PIS/PASEP. O calendário de pagamento é divulgado anualmente pela Caixa Econômica Federal e é baseado no mês de nascimento do trabalhador.

Para receber o PIS, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS/PASEP. Caso o valor não seja sacado dentro do prazo estabelecido no calendário de pagamento, ele será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Qual é o Calendário para receber o PIS 2023?

O calendário de pagamento do PIS para o ano de 2023 foi divulgado oficialmente pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício. Geralmente, o calendário é divulgado no final do ano anterior ou no início do ano corrente, e é baseado no mês de nascimento do trabalhador.

Porém, é possível estimar as datas de pagamento com base no calendário de 2022, que foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. Em 2022, os pagamentos do PIS para os trabalhadores da iniciativa privada com direito ao benefício começaram em julho e seguiram até junho de 2023, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Por exemplo, os trabalhadores nascidos em julho receberam o PIS a partir do dia 19 de julho de 2022, e os nascidos em junho receberão até o dia 30 de junho de 2023. É importante lembrar que as datas podem variar de acordo com o calendário oficial que será divulgado para 2023, por isso é importante ficar atento às informações da Caixa Econômica Federal.

ANÚNCIO

Calendário de pagamentos do PIS em 2023

Janeiro15/02/2023
Fevereiro15/02/2023
Março15/03/2023
Abril15/03/2023
Maio17/04/2023
Junho17/04/2023
Julho15/05/2023
Agosto15/05/2023
Setembro15/06/2023
Outubro15/06/2023
Novembro17/07/2023
Dezembro17/07/2023
PIS/CAIXA

Conclusão

Como saber se tenho direito ao PIS? Agora que você já sabe como saber se tem direito ao PIS e como receber o benefício, não deixe de consultar o site da Caixa Econômica Federal e verificar se o benefício está disponível para saque. Lembre-se de que o PIS é um direito do trabalhador e pode ajudar a complementar a renda, por isso é importante estar atento aos requisitos e procedimentos para recebê-lo. Veja também nosso último artigo Revisão da vida toda como funciona? Como Conseguir?

ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *