O sistema operacional mais famoso nos smartphones e que oferece a maior liberdade para uso de aplicativos, é possível instalar qualquer tipo de programa pela Google Play ou através de APKs, como remover vírus no Android, que pode vir simplesmente acessando sites maliciosos por engano, ou, arquivos enviados pelo WhatsApp, E-mails ou qualquer outro aplicativo de envio de arquivos.

Vamos mostrar maneiras de como remover virus no Android ou aplicativos maliciosos. Publicamos também problemas como evitar que clonem o seu WhatsApp, confira nesse artigo. Essa liberdade, entretanto, pode trazer arquivos maliciosos para o celular que nem sempre podem ser removidos facilmente.

Remover Vírus no Android, Passo-a-passo

Antes de iniciarmos, será preciso saber caso você tenha perdido dados ou arquivos devido à um arquivo malicioso no celular, talvez não seja possível recuperá-los. O tutorial ajudará a trazer a estabilidade de volta ao sistema.  Segue os passos:

1. Inicie o Android normalmente no celular, mas não abra nenhum aplicativo;

2. Segure o botão de desligar do celular para aparecer o menu com as opções de desligamento ou reinicialização. Nele, toque e segure sobre a opção “Desligar” até aparecer a mensagem para reiniciá-lo no modo de segurança;

O modo de segurança do Android inicia o sistema apenas com o necessário para que ele funcione. Dessa forma, aplicativos adicionais que foram baixados pela Google Play não serão iniciados, o que deixa o sistema estável, apesar de ficar com alguns recursos restritos.

Quando se está nele, você verá uma marca d’água ou símbolo que o represente na tela. Com o sistema iniciado desta forma

3. Acesse a tela de “Configuração” do sistema e vá em “Aplicativos”;

Arquivos maliciosos no Android

4. Procure pelos aplicativos que lhe trouxeram os problemas e ao selecioná-los, use a opção “Desinstalar”;

Remover Vírus no Android, Passo-a-passo

5. Reinicie o aparelho, desta vez no modo normal.

Impedir Novos Ataques

Após a realização dos passos acima, você já resolveu o problema de remover vírus no Android. Ainda assim, é recomendado que você entre na Google Play, baixe um antivírus e faça uma varredura completa no sistema.

Alguns aplicativos maliciosos mais sofisticados podem acabar fazendo algumas mudanças de privilégios administrativos do celular, que desabilitam o clássico botão “Desinstalar”. Felizmente, no modo segurança existe um truque para reabilitá-lo. Veja:

1. Acesse a tela de “Configurações” do sistema e vá em “Segurança”;

Ataques de Malware no celular

2. Entre em “Administradores do dispositivo”, localize o aplicativo na lista e desmarque-o;

Remover Vírus do Android

3. Volte a tentar a desinstalação do aplicativo.

Agora que o seu Android já está retornando ao normal, tome cuidado com aplicativos que tenham avaliações baixas ou que prometam tarefas quase inacreditáveis. Lembre-se, que APKs espalhados pela internet podem não ser confiáveis e virem com alterações maliciosas.

Eduardo é formado em Arquitetura e TI, além de gerenciar outros blogs de tecnologia como o edufigueiredo.com.br, é também editor do BugNerd. Com interesse em ajudar com novidades e informações sobre o mundo digital, e divulgar truques, dicas e tutoriais sobre tecnologia de internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui